O maior desafio de todo empreendedor, é sem dúvida, atrair clientes para seu negócio, acredito que nem preciso perguntar pra você que veio ler essa matéria o motivo de estar aqui, não é? Como você, nós passamos pelos mesmos percauços, e durante toda esta trajetória, pudemos avaliar o que era funcional e o que era perda de tempo. Se você esta com pouco tempo, apenas veja este vídeo abaixo, ele vai abordar tudo de forma extremamente resumida, agora se tiver um tempinho, além de ver o vídeo, role pra baixo e confira nossas dicas para você atrair novos clientes.
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Se você esta lendo esta linha, parabéns! Você já deu um passo, pois o vídeo é um resumo e não se aprofunda, aqueles que tem “pressa”, que acham que não há tempo a perder, que estão sempre correndo e nem tem tempo de ler um conteúdo que possa lhe auxiliar no crescimento, já esta a poucos passo de não chegar a lugar nenhum. Pode parecer exagero, mas muitos empreendedores sempre dizem “não ter tempo”, e essa falta de tempo é o excesso de ansiedade, gatilho principal para as coisas não andarem. No decorrer do texto explicaremos tudo.
1º Passo: Definir o público alvo
Você monta seu negócio, prepara seus produtos ou serviços e saí para vender, mas vender pra quem? Qual público? Quem quer o que você oferece? Já se fez estas perguntas? Parece um tanto estranho, mas há quem saí pra vender e não sabe pra quem, ou sabe pra quem mas da forma errada. Exemplo hipotético:
Você tem uma bela loja de decoração localizada na periferia, você quer atrair novos clientes e começa a fazer flyers e os distribui na região, estratégia muito comum e costuma gerar alguns resultados, mas você vê que ainda é pouco porque a loja vive vazia. Você decide ir nos concorrentes pra ver o que eles fazem, e em muitos casos, eles fazem o mesmo e tem melhores resultados, aí dá aquele curto-circuito e você não entende nada (igual muitos clientes que chegam até nós). O que esta acontecendo? Onde estou errando?
O erro começa em vários fatores, e o principal é que você esta indo no público alvo errado. Logo no começo do paragrafo, dizemos “uma bela loja de decoração localizada na periferia”, na periferia de qualquer cidade, as classes predominantes são C e D, pessoas que não possuem muito poder aquisitivo, e por isso, procuram produtos e serviços mais baratos. Você montou a loja certa no lugar errado! Em qualquer bairro mais próximo ao centro você teria mais clientela, porque o público tem melhor poder aquisitivo, uma pessoa com pouco dinheiro evita entrar em locais dos quais não pode comprar nada, as vezes ela se sente mau dentro deles, por isso, sua loja vive vazia. Não adianta flyers nem outras estratégias, talvez a única coisa que pudesse salvar seria construir uma loja virtual.
O que fazer diante disso? Há 2 opções, se você é o dono do espaço físico, pense seriamente em mudar o foco da loja para algo mais simples, dentro da realidade do bairro. Se não for o dono, mude-se para um bairro de melhor padrão, não vai nem precisar fazer nada de diferente e vai aumentar suas vendas. Nesta situação, você pode perceber que as vezes o marketing não resolve, é preciso outras estratégias.
Se você sabe bem qual é o seu público alvo e já trabalha focado nele, pule para o próximo passo.
2º Passo: Pensar como seus clientes
Já parou pra pensar como seus clientes? Se perguntando, onde eu iria para buscar o serviço ou produto que vendo? Essas são as perguntas essenciais para todo empreendedor, você deve compreender a mente de seu público alvo para atrair mais clientes.
Exemplo prático: você vende jogos de videogame e resolve abrir uma loja numa rua movimentada de sua cidade, a principio algumas pessoas entram na loja, as vezes atraídas por algum jogo da vitrine ou vê alguma promoção, enfim, sempre entra alguém na loja, mas você percebe que a maior parte são curiosos, ou pessoas que olham e não compram nada, então ocorre o que hoje em dia acontece muito em shopping centers, “fica sempre cheio mas vendendo pouco”, isso atormenta a muitos donos de negócio, porque não faz sentido.
O que acontece?
Acontece que você esta atraindo público, mas não verdadeiros clientes, no marketing os potenciais clientes são chamados de Leads, estes são aqueles que estão em busca do que você vende, e são eles que você deve atrair, se sua loja tem poucas pessoas mas os poucos que entram compram, você vai muito mais longe que com uma loja cheia de curiosos. E como atraiu os que realmente compram?
Solução
Investir em canais de divulgação que seu público alvo esta sempre ligado, como Blogs da área de games, revistas especializadas, anúncios na internet (Tio Google) e Facebook, este último costuma ser o mais funcional para este segmento, porque você terá uma fanpage repleta de pessoas (Leads) que estão curtindo sua página porque aguardam suas promoções, novidades e lançamentos, à estas pessoas você deve ter total atenção, pois elas compram mesmo. Então, nada de ficar imprimindo flyers e distribuindo pela região, só vai atrair curiosos ou pessoas que vão lá só pra olhar.
ATENÇÃO: esta solução serve para este exemplo, dependendo do seu produto ou serviço a solução pode ser completamente diferente disto.
3º Passo: Aprender com a concorrência
Agora que você já sabe pra quem vai vender e como pensam, é hora de saber como vender pra eles, e nada melhor do que ver como seus concorrentes fazem isso, afinal, pra que dar cabeçada se você pode aprender com quem já bateu a cabeça?
Antes de tudo, entre em contato com eles e veja como eles lhe atendem, faça isso no seu concorrente direto, no líder do mercado e naquele que esta na mesma situação que você. Dependendo do segmento, você verá uma diferença muito grande entre eles, exemplo (pegando a loja de videogames de novo): você vai na lojinha da esquina (concorrente direto) e é o próprio dono que te atende (geralmente o dono atende melhor do que qualquer funcionário), o atendimento é bom mas a loja em si é pequena, não tem muita variedade e o público quer diversidade, tem hora que atendimento não resolve tudo. Você agora vai no concorrente que esta na mesma situação, alguém que ta começando agora, e chegando lá, você vai ver que quem atende (de novo o dono) esta perdido, pode até se simpático mas a loja ainda esta meio desorganizada, as vezes ele não sabe onde estão os jogos ou a loja ainda não esta devidamente estruturada (coisas que se aprende com o tempo, pois não tem escola que ensine isso). Você vai pro concorrente líder do mercado agora, aquela loja super estruturada, com vários funcionários e dezenas de jogos, você vai notar que o funcionário não vai te atender tão bem quanto o dono da lojinha, ele não vai entender tudo do produto, mas mesmo assim você esta num lugar que tem tudo o que você precisa.
Qual é a sacada disso tudo?
Pegue o que cada um faz de melhor e faça em seu negócio, mesmo que você não consiga fazer tudo por agora, comece a se planejar para fazer no futuro, atenda bem seus clientes, monte um estoque diversificado, deixe sua loja sempre organizada e você será um diferencial dos demais.
É só isso que dá pra aprender?
Não, dá pra aprender muito mais, observe a forma que eles fazem a divulgação, eles focam em anúncios na internet? Anúncios em revista? Distribuem materiais pelo bairro? Tem uma fanpage movimentada no Facebook? Este último com certeza é o mais funcional, talvez você não saiba disso, mas se observar como a concorrência faz, vai notar isso e você deve copiá-los e se possível fazer melhor.
4º Passo: Divulgação direcionada e eficiente
Sabendo como sua concorrência faz para divulgar, você deve focar seus esforços num meio de divulgar tão bem (ou melhor se possível) quanto eles, nessa hora a primeira barreira que surge é o dinheiro, porque divulgação exige e é um investimento de longo prazo, o empreendedor que quer vencer tem que ter paciência e perseverança pra não desistir no meio do caminho. Existem estudos que apontam que a maioria das empresas quebram com menos de 2 anos de vida, mas considere que metade delas não quebrou, foi o dono que perdeu a paciência e foi fazer outra coisa. Haverá aqueles que dirão que dá pra se virar só com redes sociais (que é uma divulgação barata), mas dependendo do nicho não resolve.
O que fazer se a grana esta curta?
Já entramos neste mérito porque todo mundo que esta começando esta nessa situação, se você não tem condições de divulgar nos meios mais eficientes, divulgue naqueles que você tem condições, faça isso até o dia que tiver condições de investir no que realmente funciona, não tem segredo, infelizmente não tem fórmula mágica. Se você tem a loja de videogames (lá vem essa loja de novo!) e você tem uma fanpage com 10 seguidores e não tem grana pra impulsionar, você vai ter que entrar em grupos do Facebook e sair divulgando, vai ter que entrar em fóruns de games e sair divulgando, enfim, vai ter que fazer o caminho mais difícil até as coisas melhorarem e você tiver condições de impulsionar postagens. Eu sei que você queria ouvir uma fórmula mágica e fácil, mas ela não existe, o que existe é trabalho duro, e aqueles que não tem medo disso triunfaram.
Mas eu tenho grana! O que fazer?
Aí fica fácil, rs. Você pode impulsionar sua loja de videogames e atrair um grande público no Facebook, depois disso é só manter uma regularidade de postagens e lançar promoções periódicas, vai ver como sua loja vai vender bastante e exponencialmente. Ter dinheiro vai facilitar as coisas, mas isso também leva um pouco de tempo (bem menos que o outro método pelo menos), aqui você terá de ter paciência em outro sentido, pois o empreendedor endinheirado quer resultados ultra rápidos. Até dá pra atingir isso, mas teria de ser uma promoção muito boa, e se ela é boa, provavelmente você vai ter que investir uma boa grana, aí será que no final ela vai ser tão boa assim (pra você)?
5º Passo: Pós-venda
Sabe quando aquele jogo que sua loja de videogames vendeu deu problema? Eu acho que de tanto eu falar nessa loja, daqui a pouco você vai abrir uma, rs. Mas voltando ao assunto, se o jogo deu algum problema, o cliente vai vir seco querendo trocar por outro, e quem tem um negócio sabe que quando o cliente vem nesses casos, ele já vem com uma pedra na mão, e as vezes mesmo você fazendo todas as vontades dele, o “infeliz” vai no Reclame Aqui meter o pau na loja, no jogo e em todo mundo… Não é sempre que isso acontece, mas volta e meia você pode ser “premiado”!
Mas, como sempre há pessoas boas no mundo, vai haver aqueles que vão te elogiar por trocar o produto defeituoso, estes vão dizer por aí: levei lá pra trocar e fui prontamente atendido, recomendo a loja! Isso faz uma diferença tremenda hoje em dia, pois há muitos consumidores com experiências ruins no pós-venda, e todo aquele que faz bem é lembrado com honras. Por isso, faça corretamente o pós-venda e veja que sua loja ficará bem falada, lembre-se do caso de uma assistência técnica (não lembro onde) que atendeu um cliente que tinha um iPhone, o atendente olhou o aparelho e viu que era uma besteirinha que não fazia o celular ligar, ele foi lá, mostrou pro cliente o que era, resolveu e nem cobrou nada por ser algo bobo, resultado, o cliente saiu feliz da vida, postou no Facebook e viralizou, no dia seguinte a assistência não tava dando conta de atender tanta gente. Esta é a maior forma de atrair novos clientes, pois você terá uma imagem de idoneidade, essa “propaganda” vende mais do que qualquer promoção ou investimento em marketing (pelo menos no nosso país).
Espero que este artigo tenha sido útil e que de agora em diante você consiga atrair mais clientes, se estiver precisando de ajuda, entre em contato conosco, será um prazer lhe ajudá-lo :).