Todo mundo que pensa em adquirir um site para sua empresa se depara com essa dúvida, que tipo de site devo ter? Muitos seguem a sugestão do profissional que deve fazer o serviço, mas outros preferem compreender antes de dar este passo, para evitar qualquer dor de cabeça futura, fizemos um pequeno explicativo dos principais tipos de site que existem:
Site Institucional
É o mais usado pelas empresas, é como se fosse uma vitrine virtual contendo serviços/produtos, valores, contatos e informações da empresa.
Vantagens
- Por ser uma vitrine virtual, uma empresa com um bom site dispensa o uso de folders e flyers, se limitando a divulgar apenas seu cartão de visitas e chamando os clientes para acessar tudo online, diminuindo os custos com mídia impressa.
- Quando bem construído, gera mais confiança em seus consumidores demonstrando seriedade, principalmente se sua empresa for nova e não tem nome no mercado. As vezes uma empresa de fundo de quintal, com um bom site gera mais respeito do que uma grande empresa sem site ou com um duvidoso.
Desvantagens
- Por não ter uma ala de geração de conteúdo, como Blog, notícias, artigos e etc, o Google tende a não dar ênfase a ele nas pesquisas.
Site Dinâmico
Se parece muito com o Site Institucional, porém, permite a geração de conteúdo. O que isso significa? Você deve estar pensando agora. Isso significa que o site dispõe de um espaço (blog, artigos, notícias e etc) que periodicamente lança conteúdo.
Vantagens
- O Titio Google adora sites que lançam conteúdo, ele os prioriza nas pesquisa os colocando em melhores posições. Então aqueles que tem paciência, tempo e disciplina tendem a ter seu site nas primeiras páginas do Google sem gastar dinheiro com Links Patrocinados.
Desvantagens
- Você precisa desprender um tempo semanalmente para criar o conteúdo, e não adianta copiar de outros sites, pois o Google ao invés de lhe posicionar bem posicionará aquele que você “chupinhou”, aí você se pergunta de novo: por quê? Porque o Google sabe quem criou o conteúdo primeiro, e se você pegou o conteúdo do concorrente, ele entenderá que o conteúdo dele é tão bom que outros sites estão copiando, aí ele sobe o concorrente e você não…
eCommerce
Ideal para quem vende na internet, é a famosa loja virtual. Este tipo de site é indicado apenas para quem vende produtos, se você presta serviços e quer oferecê-los como produtos, você pode tomar incríveis prejuízos, pois cada situação é única e o orçamento é variável. Se você esta tendo muitos gastos com a loja física, considere com carinho montar uma loja virtual, vai diminuir muito seu custo.
Vantagens
- Custo menor que uma loja física, nunca fecha, você não precisa estar lá para ela vender e te permite vender para todo o Brasil (ou exterior).
Desvantagens
- Se você não anunciá-la em nenhum lugar, ninguém irá te achar na internet, imagine que existem muitas lojas virtuais, e as que se sobressaem são só as que investem em marketing digital.
Site One-Page
É um tipo de site que toda a informação é carregada numa única página, tornando-o mais leve e muito funcional para tablets e celulares.
Vantagens
- Mais leve e rápido pois é desenvolvido para caber tudo numa única página.
- Este tipo de site funciona muito bem com público jovem e pessoas muito ocupadas que não tem tempo para ler.
Desvantagens
- Se você quer por muito conteúdo num site destes, esqueça, vai ficar tão pesado que travará os dispositivos mais fracos.
Blog
Se você gera conteúdo para a internet, o seu site ideal é um Blog. Este nada mais é que um diário online, que você compartilha de sua vida, assuntos ou notícias. Este tipo de site costuma gerar seguidores fiéis, pessoas que o acessam diariamente para ver novidades, tornando-o assim uma poderosa ferramenta de Marketing Digital.
Vantagens
- Por criar um público fiel, se por ventura você vende um produto ou serviço, lá dentro você consegue vender seu peixe sem gastar muito com Marketing Digital, e seu próprio público faz propaganda pra você se for bom!
Desvantagens
- Você precisa ter tempo disponível para criar conteúdo, se não cai no mesmo problema do Site Dinâmico.
Portais
Estes são agregadores de informações, são sites com conteúdo de diversas áreas englobados num lugar só, alguns possuem buscador próprio, salas de bate-papo, notícias, previsão do tempo, fóruns e etc, como Yahoo, G1, UOL e etc.
Vantagens
- Atraí muito público, pois todos passam à acessá-lo para se informar de um determinado tema, tornando-se assim fiéis expectadores.
- Se você tem um site destes com muita influência na internet, você se tornar um “formador de opinião”, influenciando um determinado público a acreditar no que você acha melhor (então, seja pé no chão nessa hora).
Desvantagens
- Requer muita dedicação mantê-lo atualizado, você nunca mais irá dormir pois quem busca notícias pode acessá-lo a qualquer hora do dia, e se ele não achar atualidades lá ele procura em outro lugar.
- Geralmente não dá pra tocar ele sozinho, você precisará de uma equipe, e isso pode custar bem caro. Se você se perguntou por quê, saiba que no mínimo você terá de ter um jornalista para cada área do site, alguém para atualizar a previsão do tempo, outro para monitorar o bate-papo, outro para organizar arquivos, outro para servir o café desse povo todo e por aí vai…
Fórum
Você quer um portal de informação onde os próprios usuários o alimentem, sem ter que perder tempo atrás de conteúdo, a melhor solução é um Fórum. Também serve muito bem para quem quer concentrar pessoas de um determinado tema num só lugar.
Vantagens
- Você não precisa procurar conteúdo pois os próprios usuários irão trazê-lo.
- É uma ferramenta de Marketing Digital tão forte quanto o Blog, e o melhor de tudo é que ele cresce sozinho, os próprios usuários em busca do seu tema o encontram.
Desvantagens
- Você precisa estar atento ao tipo de conteúdo que os usuários geram, se não, o Fórum pode desvirtuar e espantar o público.
Qual site é o melhor para mim ou minha empresa?
Agora que você conhece os principais tipos de sites que existem, você deve pensar em como a pessoa que irá te procurar iria te encontrar na internet, se é pelo Google, se é buscando fóruns, se é por um Blog temático, enfim, você precisa mais do que ninguém conhecer este raciocínio para que seu site atinja o objetivo.
Por melhor que seja o desenvolvedor de sites, só o dono da empresa tem a expertise necessária pra fazer o negócio funcionar, então é muito importante que você conheça sua área e seu público, pois um bom site para o público errado não serve de nada.
Caso queira mais informações para se decidir qual é o melhor site pra você, entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo!